quarta-feira, 18 de junho de 2008

Cresce número de atropelamentos em Salvador


O número de acidentes de trânsito envolvendo pedestres cresceu em comparação ao ano de 2007. De acordo com o recente Relatório Estatístico de Trânsito de Salvador (2008), fornecido pelo Setor de Estatística e Acidentologia da SET (Superintendência de Engenharia de Tráfego), nos cinco primeiros meses deste ano, de janeiro até maio, foram registrados cerca de 970 atropelamentos na capital soteropolitana. No ano passado, esse número foi de aproximadamente 800 casos registrados.

Para Eliomar Souza, agente de trânsito, a principal causa dos atropelamentos é o próprio desrespeito dos condutores de veículos e dos pedestres. “Quando não há sinalização, a falta de respeito costuma ser recíproca. Nos casos em que há semáforos o desrespeito dos próprios motoristas é muito grande”, avalia o agente.

Os índices de acidentes de trânsito envolvendo pedestres podem ser relacionados a uma série de fatores. Segundo Ivo Nascimento, assessor técnico da SET, é preciso destacar a imprudência dos pedestres que não atravessam nas faixas destinadas à sua utilização, bem como as atitudes dos condutores que não respeitam os limites de velocidade. “Há um desrespeito às regras gerais de circulação, como obedecer à sinalização, reduzir a velocidade e atravessar na fixa de pedestres”, salienta o assessor. Nascimento argumenta ainda que o papel da SET seria justamente o de ordenar a questão da mobilidade, além de construir passarelas e identificar os pontos críticos.

Uma das possíveis soluções para reduzir os riscos de atropelamentos é investir cada vez mais em educação no trânsito. Para Miriam Bastos, gerente de educação no trânsito que atualmente coordena o curso “cidadão no trânsito”, as aulas voltadas para este tipo de educação devem “formar alunos cidadãos e conscientes dos seus deveres e direitos no trânsito, além de reforçar a idéia de um trânsito cada vez mais humanizado”. Porém, a sinalização de ruas e avenidas com o objetivo de orientar pedestres também é importante.

Entretanto, as ocorrências de atropelamento não são restritas à capital da Bahia. Segundo o sítio “Perkons”, metade das 50 mil pessoas que morrem anualmente em acidentes de trânsito são pedestres, ciclistas e motociclistas. Isto se agrava ainda mais com o número de frotas de veículos no país, um dos maiores do mundo. Somente na cidade de Salvador há uma frota de cerca de 587 mil veículos (IBGE – estimativa 2007).



Esta matéria, juntamente com mais três, fazem parte de uma reportagem especial sobre a situação do trânsito de Salvador. Confira as demais:





Veja também um vídeo com dicas de como proceder em caso de atropelamento:



Um comentário:

Anônimo disse...

kdê? Post nunca mais?!!
Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima...
Estou esperando.

Bju
Rebeca
souaudiovisual.blogspot.com