quarta-feira, 30 de abril de 2008

Livros usados na rede

A compra de livros usados através da internet torna-se cada vez mais facilitada, pelo menos é o que garantem os sebos on line, livrarias virtuais que se encarregam de disponibilizar eletronicamente os seus acervos. Os principais produtos vendidos são os mesmos que comumente se encontram em sebos físicos: livros, CDs, DVDs, discos de vinil, quadrinhos, revistas e VHS. Dentre estes produtos, alguns recebem a classificação de “raridades”, quando não são facilmente encontrados ou não são mais produzidos, o que fazem deles principais atrativos, sobretudo para colecionadores.

O portal “Estante Virtual” oferece ao consumidor a possibilidade de consultar cerca de dois milhões de livros on line, conectados a 800 sebos do país. Caso disponíveis, eles podem ser encomendados diretamente pelo sítio. Todavia, a Estante não se responsabiliza pelo estado físico dos livros, devido à distância física que gera uma incapacidade de fiscalizar o estado real do grande número de livros disponibilizados. "Essa responsabilidade é integral dos sebos", argumenta a equipe do suporte comercial. Para evitar situações de divergência e insastifação, foi criado um sistema de qualificação baseado na experiência coletiva de compra. Nos casos em que a descrição do produto não corresponde com o que de fato é entregue, o suporte comercial executa ações de bloqueios de acervos ou até mesmo a suspensão de vendas.


A idéia de se criar uma rede integrada de sebos surgiu, há 3 anos, a partir da dificuldade do fundador André Garcia, então graduado em Administração de Empresas, em encontrar os livros indicados na sua bibliografia quando deu ínico ao Mestrado. Foi neste momento que ele percebeu que praticamente não havia sebos on line que atendessem às suas necessidades. Sendo assim, desenvolveu um sistema de busca em acervos de sebos, o que possibilitou a criação da Estante Virtual. Além de ajudar na busca de livros, em um número considerável de sebos, permite-se ainda que o internauta coloque seus próprios livros à exposição, criando, assim, uma espécie de estante individual, com capacidade de até 100 livros. Uma outra facilidade oferecida é a “busca off line”, onde o leitor pode encomendar uma consulta manual nas estantes físicas dos sebos, visto que nem todo o acervo pode estar informatizado.


Segundo Carmem Menezes, historiadora e proprietária do “Traça” – livraria online, lançada em 2000 e que nasceu de um projeto de extensão da livraria física Ex Libris, localizada em Porto Alegre (RS) -, as vantagens de se comprar de sebos é que se podem encontrar livros com preços relativamente mais baratos, além de ter à disposição um leque de produtos raros ou de interesses específicos, cuja publicação pode ter sido limitada. O serviço de entrega abrange todos os municípios brasileiros atendidos pelos Correios e até mesmo em outros continentes.


Para Jorge Gauthier, estudante de jornalismo, recorrer aos sebos online foi a única forma de encontrar os livros que queria, porém, o valor cobrado pelo frete e o estado em que o livro chegou a sua residência (não correspondeu ao estado descrito no sítio) foram as desvantagens. Outro sítio de venda virtual é o "Seboonline.com" que, funcionando desde 2007, é um portal criado para sebos, livreiros e clientes em geral que disponibiliza os acervos de mais de 200 sebos, totalizando cerca de 500 mil produtos a venda. Nele, o leitor pode encontrar tanto produtos novos como seminovos ou usados.


P.S.: Esta matéria foi feita em concomitância com mais outras três, que formam, conjuntamente, um única pauta (Sebos). Confira as demais:

Sebo Andante

Brandão

Impressões: Vendem-se livros por entre café, almoço e internet



Confira abaixo o vídeo de uma matéria que trata das obras raras encontradas em sebos, feita com a livraria "Traça":

Um comentário:

Luciana Zacarias disse...

Muuuuuuuuuuuuuito massa essa matéria do youtube! Com certeza vai servir pra minha reportagem. Valeu, Andy! Vou ler agora sua matéria (que pelo início vi que tb está mt interessante e depois comento de novo)

=****

Lu